REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL

A Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) é uma articulação de grupos e pessoas atuantes contra o racismo e as injustiças ambientais. Somos organizações da sociedade civil, movimentos sociais, movimentos comunitários no campo e na cidade, setores acadêmicos, além de profissionais e militantes que vivenciam, testemunham e combatem violências sociais e ambientais do desenvolvimento brasileiro.

Existimos como um fórum de discussões, denúncias, mobilizações e articulação
política. Nossos objetivos são a denúncia de racismo e injustiça ambiental, bem como a proposição de políticas de promoção de justiça ambiental focadas em proteger grupos vulnerabilizados da distribuição desigual de impactos ambientais. Também trabalhamos para potencializar ações desenvolvidas pelos nossos membros, quando voltadas para a resistência a violações socioambientais.

 

Estão em nosso arco de diálogo e alianças: comunidades tradicionais, camponesas e urbanas; movimentos populares indígenas e quilombolas, de pescadores/as artesanais e feministas; redes e articulações socioambientais de direitos humanos; pastorais sociais; lideranças espirituais de matriz africana; além de movimentos de afirmação e defesa dos territórios em toda sua diversidade política, econômica e sociocultural.

Quem Somos